terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Dom da Dislexia

«Capítulo I
O Talento Latente

Normalmente, quando ouvimos a palavra dislexia pensamos apenas em problemas que algumas crianças têm na escola com a leitura, a escrita, a ortografia e a matemática. Alguns associam-na apenas a troca de letras ou palavras, outros à lentidão de aprendizagem. Quase todos a consideram uma forma de perturbação da aprendizagem. Na verdade, isso é apenas um dos aspectos da dislexia.
Uma vez, quando fui convidado para uma entrevista na televisão, perguntaram-me pelo lado "positivo" da dislexia. Como parte da resposta, relacionei cerca de uma dúzia de disléxicos famosos.
A entrevistadora então comentou:
- Não é surpreendente que todas essas pessoas tenham sido génios, apesar de serem disléxicos?
Ela não percebeu o "x" da questão. A genialidade deles não ocorreu apesar da dislexia, mas por causa dela!
Ter dislexia não faz de cada disléxico um génio, mas é bom para a auto-estima de todos os disléxicos saberem que as suas mentes funcionam exactamente do mesmo modo que as mentes de grandes génios. Também é importante saberem que o facto de terem um problema com a leitura, escrita, ortografia ou matemática não significa que sejam burros ou idiotas. A mesma função mental que produz um génio pode também produzir esses problemas.
A função mental que causa a dislexia é um dom, no mais verdadeiro sentido da palavra: uma habilidade natural, um talento.
É uma coisa especial, que engradece o indivíduo.
(...)
Nem todos os disléxicos desenvolvem os mesmos dons, mas possuem, certamente, algumas funções mentais em comum. Aqui estão os talentos básicos que todos os disléxicos compartilham:

1. São capazes de utilizar o seu dom mental para alterar ou criar percepções (o principal talento).
2. São altamente conscientes do meio que os rodeia.
3. São mais curiosos que a média.
4. Pensam principalmente em imagens, e não em palavras.
5. São altamente intuitivos e capazes de muitos "insigths".
6. Pensam e percebem de forma multidimensional (utilizando todos os sentidos).
7. Podem vivenciar o pensamento como realidade.
8. São capazes de criar imagens muito vividas.

Estas oito características básicas, se não forem suprimidas, anuladas ou destruídas pelos pais ou pelo processo educacional, resultarão em duas características: inteligência acima do normal e uma extraordinária criatividade. A partir daí, o verdadeiro dom da dislexia pode emergir como o dom do domínio.
O dom do domínio desenvolve-se de muitas maneiras e em muitas áreas. Para Albert Einstein, foi na Física; para Walt Disney, nas Artes; para Magic Johnson, no desporto.

Uma Mudança de Paradigmas

Se quisermos mudar a nossa perspectiva em relação à dislexia - de transtorno para dom - devemos começar por uma compreensão clara e precisa do que é realmente a dislexia e qual a sua causa. Procedendo desta maneira, destacaremos tanto os aspectos  positivos como os negativos da situação, e conseguiremos ver como a dislexia se desenvolve. Então, a ideia de a corrigir não parecerá absurda. Além disso, indo um passo além da correcção do problema, também poderemos reconhecer e explorar essa condição como o dom que realmente é.
Antes que um disléxico possa perceber e apreciar plenamente o lado positivo da dislexia, devemos considerar seu lado negativo. Isto não quer dizer que o lado positivo não possa vir à tona enquanto os problemas ainda existirem. O dom está sempre presente, mesmo que não seja reconhecido. De facto, muitos disléxicos adultos usam o lado positivo da dislexia nas suas carreiras sem se darem conta. Acreditam, apenas que têm um jeito para fazer determinadas coisas, sem perceberem que o seu talento especial vem das mesmas funções mentais que os impedem de ler e escrever muito bem.
As dificuldades mais comuns da dislexia ocorrem na leitura, na escrita, ortoografia ou na matemática. Todavia, aparecem também em muitas outras áreas. Cada caso é diferente do outro, porque a dislexia é uma condição auto-gerada . Não existem dois disléxicos que a tenham desenvolvido exactamente da mesma maneira.
Para podermos entender o dom da dislexia, temos de olha o transtorno de aprendizagem conhecido como dislexia de um ângulo diferente.
A dislexia é o resultado de um talento perceptivo. Em algumas situações, ele pode tornar-se uma desvantagem. O indivíduo não percebe que isso acontece, porque o uso desse talento se tornou parte integrante do seu processo de pensamento. Começou muito cedo na vida, e agora parece tão natural como respirar.»

DAVIS, Ronald, BRAUN, Eldon, O Dom da Dislexia, col. Laços, 1ª Edição, Ed. Lua de Papel, Alfragide, Junho, 2010

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